No total, foram 930 páginas de partituras conservadas e digitalizadas nessa primeira fase de documentação compreendendo 134 músicas, para o projeto Capiba – Preservação e Difusão.
Pela própria nomenclatura de Lourenço da Fonseca Barbosa – Capiba, encontramos diversos gêneros musicais, como: samba, samba carnavalesco, samba choro à moda carioca, choro, tango, tango argentino, maracatu, marcha, marcha rancho, marcha carnavalesca, canção, maxixe, frevo-canção, canção afro-brasileira, foxtrote.
Encontramos ainda partituras de poemas musicados pelo compositor, de autores renomados, como: Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Castro Alves, Ariano Suassuna, Vinicius de Morais, Ferreira dos Santos, Alphonsus de Guimarães, Esther Sterenberg, Mauro Mota, José Laurentino de Melo, Jorge de Lima, Jayme Griz… Alguns poemas musicados estão escritos do próprio punho ou/e datilografadas e coladas na partitura.
Encontramos também: uma composição em homenagem ao importante violonista, João Pernambuco. E outra dedicada a Henrique Annes, violonista falecido recentemente, em 20 de outubro de 2021. Verificou-se numa página de frente de uma partitura, o endereço da cantora e pesquisadora, Inezita Barroso, em outra, o nome da famosa cantora, Carmélia Alves.
Curiosidade: Capiba afirma em texto que em 1925, já usava a palavra FREVO em duas músicas de sua autoria, são elas: “Pia pra cara” e “Vela branca no frevo” (esta dedicada ao amigo, Josué Moura), seus primeiros frevos.
Salientamos a importância do compositor para a história da música brasileira. Nesse mergulho na arte de Capiba, temos a dimensão do quanto sua obra é diversificada em variados gêneros musicais, bem além do frevo, que o tornou conhecido.